quinta-feira, 24 de abril de 2008

Linguagem Verbal e Linguagem Não-Verbal



Associar a imagem acima ao título do texto é uma forma bem humorada de chamar atenção para algo que todos nós vivenciamos, mas não paramos para analisar.
No nosso dia-a-dia estamos em constante diálogo, seja com outras pessoas ou até individualmente, com nossos botões. Porém, a parte mais interessante disso tudo é que nem sempre precisamos falar para manter uma comunicação com alguém, até mesmo uma troca de olhares ou um sorriso no canto dos lábios podem dizer muita coisa.
O texto, seja ele escrito ou uma imagem, também é uma forma de diálogo entre alguém que deseja transmitir uma informação para outro alguém.
Podemos concluir que Linguagem Verbal é tudo que pode ser falado ou escrito em uma comunicação e que as imagens(ex.sinais de trânsito), o desenho, a dança, os sons, os gestos, as expresões faciais entre outras maneiras de se comunicar que não utilizam palavras, denominam-se Linguagem Não-Verbal.

O semáforo nos transmite a informação de que devemos ficar atentos quando estiver amarelo , de que devemos parar quando estiver vermelho e de que podemos prosseguir, caso esteja verde. Como se percebe, para que seja completada a comunicação não é necessário que o semáforo fale para nos dar instruções.

Nenhum comentário: